ViaMobilidade investe em soluções tecnológicas para aumentar segurança nos trilhos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

07/02/2024

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, está acelerando seu programa de investimentos em tecnologia com a antecipação de projetos de segurança nas linhas. Em destaque, estão a implementação de um sistema completo de monitoramento de vias, a instalação de câmeras com placas solares em AMVs (Aparelhos de Mudança de Via) e um sistema de som automatizado nas estações.

 

Somente em 2024, serão aportados R$ 24 milhões em Tecnologias de Segurança e mais R$ 42 milhões em 2025. Atualmente, as linhas 8 e 9 contam com 1.600 câmeras nas estações e subestações de energia, que foram adquiridas no início da operação e são controladas pelo CCO (Centro de Controle Operacional). Até 2026, a previsão é de instalar mais 4 mil câmeras.

 

“A ViaMobilidade investe em melhorias nas linhas 8-Diamante 9-Esmeralda desde o início da concessão, em janeiro de 2022. O investimento no sistema de monitoramento é um avanço importante, que vai conferir mais eficiência, segurança e confiabilidade às linhas, tanto para os clientes que utilizam o transporte como também para as nossas equipes de operações, manutenção e atendimento nas estações”, explica André Costa, diretor de operações da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.

 

Sistema de Monitoramento de Via

 

A concessionária irá implantar o sistema de monitoramento ao longo de toda a via, para cobertura das linhas. Para fazer um mapeamento, utilizará drones para identificar os principais pontos e altura de instalação. O projeto está em fase de contratação de equipamentos e serviços.

 

Entre as prioridades está a implantação de um sistema de segurança próprio para garantir mais efetividade e conforto no serviço. O grande destaque fica por conta da instalação do SMV (Sistema de Monitoramento de Via). Sua função é expandir a visão e controle nos trechos das linhas entre as estações, oferecendo um novo ponto focal no CCO (Centro de Controle Operacional).

 

O sistema aumenta a segurança das operações sob responsabilidade da ViaMobilidade ao monitorar as vias, rede aérea, passarelas, subestações, entrada de cabines seccionadoras e circulação dos veículos ferroviários.

 

Outro destaque no projeto de melhorias é o CFTV (Sistema de Circuito Fechado de Televisão). O sistema abrange as áreas internas e externas das estações, como elevadores, escadas rolantes e fixas, bilheterias, salas técnicas, além dos mezaninos. Para a ViaMobilidade é importante monitorar todas as dependências externas das estações, incluindo as entradas e saídas de veículos e pedestres.

 

Ao investir em tecnologias de monitoramento, a concessionária ainda prevê a implantação de novas câmeras em pontos de acesso importantes, como áreas internas de circulação, entrada a ambientes restritos, salas técnicas, pátios dos trens e extensão da plataforma de todas as estações. 

 

Hoje, além das 1.600 câmeras nas estações e subestações, postos de vigilantes estão alocados em pontos estratégicos, com atuação 24 horas para garantir a segurança operacional e mitigar riscos de furtos. Outro recurso fundamental é a atuação de equipes com motocicletas (moto rondas) em todos os turnos.

 

Câmeras com energia solar nos AMVs

 

Atualmente, está em fase de testes na Estação Júlio Prestes da Linha 8-Diamante o sistema de câmeras com energia solar para monitoramento dos AMVs (Aparelhos de Mudança de Via). O funcionamento é por meio de alimentação elétrica através dos painéis solares, já a comunicação é via 4G. São câmeras autônomas, sem cabos. Em funcionamento, o sistema vai oferecer maior segurança operacional para os controladores nos trechos dos trilhos em que há mudança dos trens na via.

 

A ViaMobilidade vai adotar esta tecnologia de câmeras autônomas para monitorar o perímetro ao longo das vias das linhas 8 e 9, com previsão de início em 2024 e término em 2025.

 

A instalação de câmeras em AMVs e ao longo da via possui diversas finalidades, como verificar o estado da via, detectar anomalias, fornecer informações visuais aos controladores, registrar eventos, auxiliar em investigações de falhas, entre outras. Portanto, a medida vai garantir maior segurança operacional e um serviço com mais qualidade, conforto e rapidez.

 

 

Aviso sonoro centralizado

 

Seguindo o plano de utilizar os primeiros anos de gestão para impulsionar as mudanças nos trilhos, a concessionária também segue estudando soluções modernas e inovadoras através do investimento em softwares analíticos integrados.

 

Um sistema de aviso sonoro centralizado no CCO já foi instalado em 11 estações, que foram consideradas mais estratégicas: Barra Funda, Carapicuíba, Barueri e Itapevi, da Linha 8- Diamante, e Osasco, Presidente Altino, Pinheiros, Vila Olímpia, Santo Amaro, Morumbi e Grajaú, da Linha 9-Esmeralda. Desta forma, o sistema permite que o CCO envie mensagens de áudio diretamente, sem a atuação dos agentes das estações.

 

Os equipamentos foram uma antecipação do projeto definitivo, que tem prazo de conclusão até janeiro de 2027, conforme o Contrato de Concessão.

 

 

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