Inovação: Simulador de operação de trens em realidade virtual da ViaMobilidade recebe atualizações

31/01/2024

O simulador de operação de trens em realidade virtual da ViaMobilidade recebeu atualizações. Com isso, a ferramenta está ainda mais moderna para auxiliar na capacitação e no treinamento dos operadores das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

 

Por meio de óculos de realidade virtual e dois controles de mão, os colaboradores conseguem vivenciar situações que ocorrem durante a operação. Com as novidades, agora é possível simular condições climáticas, como chuva e condução noturna, por exemplo.

 

Com o simulador, desenvolvido pela Waba Extraordinary, é possível realizar atividades como inicialização do trem, procedimentos para dar início à prestação do serviço, abrir e fechar as portas, frear, acelerar e controlar a velocidade. Também é possível conduzir pela réplica da via e visualizar detalhes como curvas, plataformas e sinalização. 

 

O dispositivo replica um trecho da via e traz todos os detalhes de uma cabine, do painel de controle e até os principais pontos da paisagem do trajeto entre as estações da Linha 9-Esmeralda, como a ciclovia do Rio Pinheiros e os principais edifícios da região.

 

“As melhorias trazidas com a atualização da ferramenta têm como objetivo trazer maior realismo e imersão aos colaboradores, como um complemento às mais de 600 horas de treinamento, divididas entre teoria e prática. Assim, com o uso da tecnologia, a capacitação fica ainda mais completa, o que garante maior segurança operacional e conforto aos passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”, afirma Hamilton Trindade, gerente executivo de Atendimento da ViaMobilidade.

 

Principais novidades

 

A ferramenta traz maior realismo e imersão. Com a atualização, a ferramenta permite que a simulação reproduza com maior fidelidade a cabine do trem, proporcionando um ambiente mais realista. Isso permite que os operadores se familiarizem com as situações e os comandos que encontrarão durante suas jornadas reais.

 

Já a adição de condições climáticas, como simulação de chuva e condução noturna, oferece aos operadores a oportunidade de praticar em diferentes cenários. Isso os prepara para lidar com situações adversas, como chuva intensa que afeta a visibilidade e a necessidade de ajustar o comportamento do trem durante a noite.

 

Agora, o simulador também conta com obstáculos na via, como animais, pedras e pessoas. Esse tipo de condição é imprevisível, portanto a ferramenta promove o desenvolvimento de reflexos rápidos e aprimora as habilidades de tomada de decisão dos operadores. O recurso é crucial para evitar colisões, garantir a segurança dos passageiros e a integridade do trem.

 

O simulador também traz procedimentos específicos, como transposição na estação final. Isso ajuda os operadores a se familiarizar com protocolos de emergência e a desenvolverem confiança em suas habilidades de resolução de problemas. Além disso, o sistema agora está sincronizado com a velocidade do trem, o que contribui para a consistência entre o treinamento virtual e a operação real.

 

Outra novidade é a inclusão de atividades relacionadas a equipamentos que estão fora do trem, como os AMVs (Aparelhos de Mudança de Via). A simulação de ocorrências fora da cabine amplia o escopo de situações enfrentadas, o que prepara os colaboradores para diversos tipos de desafios.

 

Deste modo, a ferramenta permite que o operador desembarque do trem em ambiente virtual para operar máquinas de chave e realizar procedimentos específicos na via. Isso desenvolve habilidades além das operações tradicionais da cabine, tornando os operadores mais versáteis e preparados para diversas responsabilidades.

 

Com o treinamento para emergências, os operadores aprendem a seguir protocolos rigorosos durante as intervenções fora do trem. Com a ferramenta, é possível repassar os procedimentos periodicamente, reduzindo os riscos de acidentes, garantindo a segurança operacional e a integridade do sistema ferroviário.

 

Avaliação dos operadores de trem

 

Por fim, a ferramenta traz uma mensuração de resultados que permite avaliar as habilidades dos operadores. A avaliação detalhada oferece uma visão abrangente do desempenho individual durante a simulação, focando em diversos aspectos operacionais.

 

A mensuração de resultados é um conjunto de avaliações que são apresentadas ao final de cada simulação no simulador de treinamento. Essas avaliações visam analisar diversos aspectos do desempenho do participante durante a operação do trem, fornecendo uma visão detalhada de como cada etapa foi conduzida.

 

Tecnologia da ferramenta

 

Os equipamentos são utilizados por meio dos Oculus Quest 2. A simulação foi desenvolvida pelo software Unity, que permite criar toda a ambientação em 3D e todas as interações.

 

A ferramenta facilita os treinamentos, uma vez que os óculos vão até onde o condutor está e não há mais a necessidade de levar todos os condutores para um simulador. Outro ganho é que os condutores podem ter treinamentos mais frequentes. A atividade funciona como uma forma de manter sempre ativos na memória do condutor os principais procedimentos da operação, reforçando a segurança dos passageiros.

 

Treinamento de operadores possui mais de 600 horas de duração

 

O simulador de condução em realidade virtual é um complemento às mais de 600 horas de atividades práticas e teóricas que compõem o treinamento de operador de trem da ViaMobilidade para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

 

Os operadores também recebem um curso de eletricidade básica oferecido em parceria com o SENAI. Após as aulas teóricas, as atividades práticas incluem manobras no pátio e a circulação em vias operacionais.

 

O treinamento é um processo rígido, que inclui avaliações, para garantir o conhecimento aos profissionais que vão comandar os trens das duas linhas que transportam diariamente cerca de 800 mil pessoas. As atividades são realizadas durante a manhã, tarde e noite, preparando os futuros condutores para atuar em qualquer horário da operação.

 

Durante o treinamento, os profissionais conhecerão as linhas operacionais, além de toda sinalização, equipamentos de mudança de vias, vias auxiliares e de estacionamento, bem como entradas e saídas dos pátios. Os futuros condutores acompanham a operação durante o treinamento e, somente no último mês, passam a fazer a condução diária dos trens, inclusive durante o período noturno, com acompanhamento de supervisores.

 

O treinamento dos operadores inclui também a Shisa Kanko (em português, significa ‘apontar e falar’), uma técnica japonesa de segurança e saúde ocupacionais de gesticular e falar sozinho com o objetivo de garantir a assertividade, uma vez que ajuda a melhorar o desempenho em funções que exigem atenção. De modo geral, o método resulta em uma redução de 86% dos erros para as pessoas que praticam.

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