Fatos e números

27/12/2023

 

1- Investimentos em melhorias e modernização das Linhas 8-9.

Caminhão verde estacionado

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa     Uma imagem contendo no interior, edifício, cadeira, mesa

Descrição gerada automaticamente   Placa azul com letras brancas em fundo verde

Descrição gerada automaticamente

Detalhes do novo trem, de um total de 36, que já se encontra em operação.
 

  • Desde que assumiu as operações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, em janeiro de 2022, a ViaMobilidade já investiu mais de R$ 2,9 bilhões em modernização do sistema, em manutenção preventiva e em melhorias das estações, pelas quais passam aproximadamente 800 mil clientes por dia.
  • Nos três primeiros anos da concessão, em um contrato válido por 30 anos, o volume de investimentos irá alcançar R$ 4,1 bilhões.
  • O valor contempla obras nas estações, readequações em passagens em nível, aquisição de 36 novos trens, além de outras intervenções de manutenção e modernização dos sistemas das linhas, para trazer maior confiabilidade ao sistema, segurança e conforto aos passageiros.
  • Foram adquiridos 36 novos trens da empresa Alstom, compondo uma frota de 288 carros (vagões). Tal investimento permitiu a reativação da fábrica brasileira, localizada em Taubaté, com geração de 900 empregos.
  • Nos últimos dois anos, 20 trens já foram entregues e outros 16 estão programados para 2024. Atualmente, onze trens estão em circulação comercial e cinco se encontram em estágio avançado de testes operacionais.
  • As vias também foram foco de modernização nesses dois primeiros anos: 131 Km de trilhos foram esmerilhados e 66 pontos passaram por correção geométrica. Também houve a troca de 20.223 dormentes antigos de madeira por novos e modernos de concreto e a substituição de 35,1 Km de trilhos.
  • Além disso, foram adquiridos 50 veículos auxiliares de manutenção para tornar mais ágeis e produtivas as intervenções para substituição de trilhos, dormentes e de rede aérea. Desses equipamentos, 50 já foram entregues, sendo 47 já operacionais e 03 estão em fase final de testes para utilização plena.

Trem com frente amarela nos trilhos

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Veículos de Manutenção

  • Juntas, as linhas 8 e 9 contam com 42 estações, 78,9 Km de extensão.
  • 38 estações tiveram banheiros reformados e receberam nova pintura interna e externa.
  • A empresa também realiza trabalho de adequação da comunicação visual em todo o sistema.