Em dois anos, ViaMobilidade investe R$ 2,9 bilhões em manutenção, obras e melhorias

27/01/2024

Reformas em estações, aquisição de 36 novos trens, 50 veículos de manutenção; modernizações e inauguração de um novo CCO (Centro de Controle Operacional) estão entre os principais investimentos da concessionária 

São Paulo, 27 de janeiro de 2024 – Nos dois primeiros anos de concessão, a ViaMobilidade já investiu R$ 2,9 bilhões em manutenção, obras, aquisição de veículos auxiliares e 36 novos trens para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. 

No dia 27 de janeiro de 2022, a ViaMobilidade assumiu a operação e manutenção das duas linhas de trens metropolitanos em São Paulo. Desde então, a concessionária investe na modernização do sistema, atuando nas estações, vias, rede aérea, equipamentos fixos e trens. 

Com um contrato de concessão válido por 30 anos, que prevê investimentos de R$ 4,1 bilhões somente nos três primeiros anos de operação, até o momento, mais de R$ 2,9 bilhões já foram aportados nas duas linhas, que, juntas, contam com 42 estações e transportam diariamente cerca de 800 mil pessoas. 

Para 2024, a ViaMobilidade planeja investir mais R$ 1,2 bilhão em melhorias para garantir a segurança operacional e viagens com maior conforto e agilidade. Os recursos serão destinados à manutenção, incluindo reforma de subestações e cabines, obras em estações e modernização dos sistemas de controle e sinalização, e entre outros. 

Entre os investimentos realizados está a aquisição de 50 veículos auxiliares de manutenção, que tornam mais ágeis e produtivas as intervenções para substituição de trilhos, dormentes e de rede aérea. Também como parte dos investimentos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a ViaMobilidade adquiriu 36 novos trens da empresa Alstom, compondo uma frota de 288 carros (vagões). Hoje, os passageiros já notam a diferença ao embarcar nos sete novos trens que estão em operação. 

A previsão é de que todos sejam entregues pela fabricante até o fim de 2024. Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Com isso, é possível se acomodar melhor no trem e viajar com mais conforto. Eles também trazem tecnologias modernas, como mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas. 

“Com o ingresso dos novos trens na operação e com o avanço das atividades de manutenção, o passageiro começa a ter uma percepção cada vez maior dos investimentos no dia a dia. Reforçamos nosso compromisso em proporcionar uma experiência cada vez melhor para quem utiliza as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda nos deslocamentos, com conforto e segurança operacional”, afirma Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade. 

450 milhões de passageiros e mais de 9.500 empregos 

Ao todo, cerca de 450 milhões de passageiros foram transportados nos últimos dois anos de operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Com a concessão, foram gerados 2.653 empregos diretos, além de quase 6 mil colaboradores terceirizados. Outro ponto, a compra de 36 novos trens da empresa Alstom, permitiu a reativação da fábrica brasileira, localizada em Taubaté, com geração de aproximadamente 900 vagas. Assim, a concessão resultou em mais de 9.500 empregos gerados. 

Obras de modernização e acessibilidade 

Também como parte do plano de investimento, a ViaMobilidade iniciou obras de modernização em diversas estações das linhas. Os trabalhos incluem adequações de acessibilidade em duas estações da Linha 9-Esmeralda (Grajaú e Santo Amaro), que já foram entregues. 

Além disso, cinco estações da Linha 8-Diamante estão passando por obras: Lapa, Imperatriz Leopoldina, Comandante Sampaio, Santa Terezinha e Sagrado Coração. Na Linha 9-Esmeralda, as estações Vila Olímpia, Cidade Universitária e Morumbi passam por intervenções. 

Para 2024, outras estações receberão melhorias. Entre elas estão a reforma das estações Socorro, Autódromo, Berrini, Cidade Jardim, Granja Julieta, Hebraica-Rebouças, Jurubatuba, Primavera-Interlagos e Villa Lobos-Jaguaré, da Linha 9-Esmeralda. Na Linha 8-Diamante, as estações previstas para receber as intervenções são Carapicuíba, Barueri, Domingos de Moraes, Jandira e Palmeiras-Barra Funda, além do restauro da Estação Júlio Prestes e da reconstrução da Estação Ambuitá. 

Os equipamentos fixos das estações também passam por intervenções. As escadas rolantes das estações Grajaú e Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda estão sendo modernizadas. Na estação Santo Amaro, a escada rolante que liga o mezanino à plataforma será revitalizada, assim como outras duas escadas rolantes em Grajaú, que passarão por modernizações uma de cada vez, fato que vai minimizar os impactos na circulação de passageiros. O foco da ViaMobilidade é substituir os quadros de comando para um sistema mais moderno, resultando numa melhor prestação de serviço. 

A ViaMobilidade também iniciou a revitalização do elevador da Estação Itapevi, na Linha 8-Diamante, e fará a obra em elevadores de mais cinco estações da Linha 9-Esmeralda: Morumbi, Cidade Jardim, Berrini, Granja Julieta e dois elevadores de Socorro. Os trabalhos preveem as trocas de quadros de comando, botões, sistema hidráulico e displays indicadores. A previsão de término das atividades é em abril de 2024. Na Estação Santo Amaro, a atividade já foi concluída. 

Juntas, as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda possuem 62 elevadores e 53 escadas rolantes. Já passaram por modernização elevadores das estações Hebraica-Rebouças, Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro. Além disso, escadas rolantes nas estações Osasco, Autódromo e Primavera/Interlagos já receberam os quadros de comando mais modernos e operam de forma mais segura e confortável. 

Metas atingidas 

Com a aquisição dos veículos auxiliares, a ViaMobilidade atingiu o objetivo de 2023 e alcançou a meta de substituir 15 mil dormentes e 30 quilômetros de trilhos nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além de proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros, a troca reduz o desgaste nos trens e minimiza vibrações e ruídos, o que também beneficia os moradores do entorno das linhas. 

As trocas mecanizadas dos dormentes são realizadas com o uso de uma retroescavadeira rodoferroviária, que anda sobre o asfalto e sobre trilhos. O serviço eleva a segurança operacional e é realizado em horários específicos para não interferir na operação comercial. Até o fim de 2024, 60 quilômetros de trilhos serão substituídos nas vias principais, de um total de 315 quilômetros. Para isso, 30 quilômetros de trilhos foram adquiridos de uma empresa espanhola e já foram entregues para atender as metas deste ano. 

Novo CCO 

Durante o segundo ano de concessão, a ViaMobilidade inaugurou o novo CCO (Centro de Controle Operacional) das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Localizado no Pátio Presidente Altino, em Osasco, a nova estrutura agora permite a integração com outras áreas, como a Manutenção e a Ouvidoria. 

A mudança da Ouvidoria para o novo Centro de Controle Operacional, assegura um atendimento mais rápido e eficiente aos passageiros. Outra novidade é a criação de uma sala de estratégia, que visa otimizar a tomada conjunta de decisões entre gestores de todas as áreas envolvidas, garantindo maior efetividade operacional. Foi instalado também no local um cronômetro, que permite maior assertividade e clareza sobre o impacto das eventuais ocorrências. 

Principais marcos em dois anos de concessão 

Com todo o investimento da ViaMobilidade em manutenção, os passageiros já contam com maior conforto e segurança nas viagens, assim como nas estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Confira as principais ações realizadas: 

Via permanente 

- 30 km de trilhos substituídos; 

- Esmerilhamento em 100 km de vias; 

- 15 mil dormentes substituídos; 

- 90 km de correção geométrica; 

A via permanente é composta pelos trilhos (barras de metal por onde passam os trens), dormentes (peças instaladas de forma transversal que oferecem suporte e geometria aos trilhos) e britas (acomodam os trilhos e dormentes para diminuir o impacto do peso do trem sobre a via). 

Portanto, investir na manutenção da via permanente garante mais conforto e segurança aos passageiros, reduzindo vibrações, balanços e até mesmo ruídos. Assim, os trabalhos garantem viagens mais confortáveis, seguras e beneficia os moradores do entorno das linhas. 

Rede aérea 

- 8 km de substituição de cabo mensageiro; 

- 11,5 km de troca de fio de contato; 

- 100 conexões equipotenciais; 

- 1.500 suspensórios; 

A rede aérea é responsável por fazer a eletricidade circular por toda a extensão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, alimentando os trens. Enquanto o cabo mensageiro transporta a eletricidade, o fio de contato leva a corrente elétrica ao trem. Já os suspensórios sustentam os fios e mantêm o alinhamento da rede aérea. 

Por fim, as conexões equipotenciais uniformizam e levam energia do cabo mensageiro ao fio de contato. Por esse motivo, a manutenção neste conjunto é essencial para a segurança dos passageiros e para garantir a eficiência operacional. 

Trens 

- Aquisição de 36 novos trens com ar-condicionado e salão contínuo; 

- 660 discos de freio substituídos nos trens; 

- Instalação do SIAP (sistema que garante abertura de portas do lado correto) em 100% dos trens; 

Estações 

- Substituição de 16 mil lâmpadas comuns por modelos de LED nas estações, reduzindo emissões de CO2 em 100 toneladas 

- Reforma nos banheiros de 28 estações, totalizando 130 boxes 

- Nova pintura interna e externa em 34 estações 

- Revitalização dos reservatórios de água, trocando as caixas que fornecem água para os passageiros

 

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