Central de atendimento Seg a Sex das 6h30 às 22h00 Sáb e Dom das 8h00 às 18h00

Notícias

Visite parques e instituições culturais com a Linha 5-Lilás

13/01/2020 16:00

No entorno de estações da linha estão parques como Ibirapuera e o Santo Dias, além de museus como o Lasar Segall

São Paulo, 13 de janeiro de 2020 – Que tal aproveitar o período de férias para conhecer melhor a cidade de São Paulo, que completa 466 anos no próximo dia 25? A Linha 5-Lilás de metrô dá acesso a diversos parques e instituições culturais.

O mais famoso parque da capital, o Ibirapuera, por exemplo, fica a 15 minutos a pé da Estação AACD-Servidor, localizada na rua Pedro de Toledo. Lá, além do contato com a natureza e passeios ao ar livre, é possível visitar a Oca, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Moderna (MAM). Em frente ao Ibirapuera há ainda o Museu de Arte Contemporânea (MAC), que desde janeiro de 2012 ocupa a antiga sede do Detran, um imponente prédio projetado por Oscar Niemeyer. O parque funciona diariamente das 5h à 0h. O MAC funciona de terça-feira a domingo das 10h às 21h, inclusive feriados.

A 9 minutos de caminhada da Estação Moema está o Parque das Bicicletas, localizado na alameda Iraé. Com pistas para ciclismo, caminhada e patinação, além de academia ao ar livre e complexo esportivo, o local é uma boa pedida para as crianças se divertirem e gastarem energia. Funciona todos os dias das 6h às 22h.

Saindo da Estação Santa Cruz, os passageiros chegam em 7 minutos ao Museu Lasar Segall. Além de conhecer o acervo de obras do pintor, escultor e gravurista nascido na Lituânia e naturalizado brasileiro, o público pode assistir a filmes alternativos e clássicos nas salas de projeção disponíveis no local, que conta também com um charmoso café. Abre de quarta a segunda-feira, das 11h às 19h.

Ainda perto da Estação Santa Cruz, está a Casa Modernista. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. Foi projetada em 1927 pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, que residiu no imóvel com sua mulher, a paisagista Mina Klabin. As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Para conhecer as produções audiovisuais nacionais que a Cinemateca Brasileira preserva, a melhor estação é a Hospital São Paulo, que fica a menos de 15 minutos da instituição, situada no largo Senador Raul Cardoso, na Vila Clementino. Os espaços públicos e os jardins podem ser visitados de segunda a quarta-feira, das 8h às 18h, e de quinta-feira a domingo, das 8h às 21h. A programação de exibição dos filmes pode ser consultada semanalmente no site www.cinemateca.org.br.

A 16 minutos da Estação Capão Redondo fica o Parque Santo Dias. Com uma área de 134.000 m², conta com playground, quadras de vôlei, tênis, futsal, handebol, basquete e street ball, quiosque de ginástica, academia para terceira idade, aparelhos de ginástica, pista de cooper, viveiro de mudas, viveiro de plantas medicinais e nascente com pequeno lago. Há ainda trilhas ecológicas e arena para atividade física. Fica na Travessa Jasmim da Beirada, 71, e funciona diariamente das 6h às 18h.

Informações detalhadas sobre a programação dos locais mencionados podem ser consultadas nos sites das respectivas instituições.

Ver mais notícias