Central de atendimento Seg a Sex das 6h30 às 22h00 Sáb e Dom das 8h00 às 18h00

Notícias

Linha 5-Lilás recebe seis exposições em janeiro

06/01/2020 08:00

Mostras abrangem esculturas feitas por artesãos e imagens de frutas, aves e fotografias sobre a história de São Paulo

São Paulo, 6 de janeiro de 2020 A partir desta terça-feira, 7 de janeiro, a Linha 5-Lilás recebe seis exposições. Até o fim deste mês, as estações Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Santa Cruz e Brooklin recebem mostras de fotografias e esculturas.

As exposições fazem parte da agenda de atrações que a concessionária ViaMobilidade mantém com o objetivo de oferecer cultura, conhecimento e entretenimento aos 600 mil passageiros que circulam por dia útil pela linha.

Confira as mostras:

A exposição fotográfica "Frutas do Brasil" chega neste mês à Estação Santo Amaro. A mostra, produzida pela editora Bela Vista Cultural, exibe fotos de 18 frutas presentes no território brasileiro. Captadas pelo fotógrafo e jornalista mineiro Silvestre Silva, as imagens estão acompanhadas de informações características de cada fruto, como a origem, a família botânica e o nome científico. A mostra fica em cartaz em Santo Amaro até o dia 31 deste mês, depois segue para as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro.

Quem passar pela Estação Largo Treze até o fim deste mês poderá ver imagens que reproduzem parte do acervo do Museu Lasar Segall. Localizado na Vila Mariana e instalado na antiga residência e ateliê do artista lituano naturalizado brasileiro, o museu abriga mais de 3.000 obras do pintor, escultor e gravurista que teve influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. São 20 fotografias que têm como intuito estimular os passageiros a irem ao museu. Em fevereiro, a mostra segue para a Estação Santo Amaro, e na sequência para a Estação Santa Cruz.

A Estação Adolfo Pinheiro recebe entre os dias 7 e 31 deste mês a exposição "Musas do Artesanato", composta por cinco esculturas confeccionadas em fibra de vidro. As peças foram feitas por diversos artesãos com técnicas como crochê, pintura, colagem, mosaico, costura, modelagem em pasta de açúcar, modelagem em sabonete, oshibana e técnica mista. Em fevereiro a mostra segue para a Estação Campo Belo e em março, para Estação Moema.

Na Estação Alto da Boa Vista, entre os dias 7 e 31 deste mês, os passageiros podem ver a exposição "São Paulo 466 anos de História, por Borba o Gatinho". Por meio de 19 fotografias, o personagem Gatinho Borba conta a história um pouco da história, cultura e tradições da cidade. De 3 a 28 de fevereiro, a mostra ficará em cartaz na Estação Borba Gato.

Na Estação Santa Cruz os passageiros poderão ver fotos e informações de 18 aves que vivem na Mata Atlântica, onde são encontradas 40% das mais de 1.900 espécies que vivem no Brasil, que tem uma das maiores diversidades de aves do mundo. Em fevereiro, as imagens serão expostas na Estação Adolfo Pinheiro e em março, na Estação Largo Treze.​

Já na Estação Brooklin, entre os dias 7 de janeiro e 3 de fevereiro, os passageiros podem apreciar a mostra "Arqueologia da Cor", uma exposição que inclui pinturas e colagens que explora múltiplos temas relacionados à psicologia, arte, memória e percepção.  Em fevereiro, as imagens serão expostas na Estação Santa Cruz e em março, na Estação Santo Amaro.

Ver mais notícias