Linha 9-Esmeralda
Sobre a concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
1. Qual o modelo de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos para a ViaMobilidade 8 e 9?
A concessão das linhas de trens metropolitanos significa que a empresa assumiu, por um prazo determinado, a prestação de serviço público de transporte de passageiros das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens metropolitanos de São Paulo, compreendendo sua operação, manutenção, conservação, melhorias e expansão com um plano definido de obras e investimentos. Ao final do prazo de concessão, todos os bens públicos voltam ao controle do Poder Concedente.
2. Haverá reajuste de preço com a concessão? Como fica a tarifa para o cliente do transporte metroviário?
Não haverá reajuste de preço. A política tarifária praticada pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda é a mesma das demais linhas de trens metropolitanos. O passageiro paga o mesmo que nas outras linhas para utilizar o transporte público integrado da Região Metropolitana de São Paulo (metrô, trens e ônibus). Atualmente, fixada em R$ 4,40.
3. Quais estações nas Linhas 8 e 9 receberão melhorias? Haverá ampliação das vias para novas regiões?
Na Linha 8-Diamante, o projeto prevê melhorias nas 22 estações já existentes e a construção de uma estação em projeto, a futura estação Ambuitá. Atualmente, a extensão da linha é de 41,6 km, ligando as estações Júlio Prestes, região central da cidade, com a estação Amador Bueno, no município de Itapevi.
Também está prevista a requalificação do Pátio de Manutenção de trens em Presidente Altino, região de Osasco, considerado o maior complexo de manutenção de trens da CPTM, agora, repassado para a concessionária das linhas 8 e 9.
Hoje, a Linha 9-Esmeralda conta com 18 estações e integra as estações Bruno Covas-Mendes-Vila Natal, no Grajaú, com a estação Osasco. Há um projeto para a construção da estação Varginha, em um trecho desativado pela FEPASA, que deve receber melhorias. A estação João Dias, concluída em novembro de 2021, entrou em operação a partir de janeiro de 2022.
Com as reformas, dos atuais 31,8 km de trilhos, a Linha 9 passará a 37,3 km de extensão.
4. Como é feito o atendimento e a segurança das linhas?
Os Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) que atuam nas linhas 8 e 9 são treinados para atender às pessoas, com uma abordagem humana, buscando entender suas necessidades para oferecer a melhor experiência de viagem a todos que utilizam as linhas.
Os Agentes de Atendimento e Segurança cumprem o papel de apoiar os passageiros, considerando o bem-estar de todos, de forma a garantir uma operação segura aos passageiros.
O treinamento dos AAS é uma ação permanente da ViaMobillidade Linhas 8 e 9, acompanhando a evolução da sociedade e do cenário urbano.
6. Quais são as estações e integrações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda?
Linha 8-Diamante
Estação Palmeiras-Barra Funda - Integração gratuita com a Linha 3–Vermelha do Metrô de São Paulo, com a Linha 7–Rubi da CPTM e acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda.
Estação Lapa - Integração tarifada com o Terminal Lapa da SPTrans. Futura integração com a Linha 7–Rubi da CPTM.
Estação Presidente Altino - Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda.
Estação Osasco - Integração gratuita com a Linha 9–Esmeralda, acesso ao terminal rodoviário de Osasco.
Estação Carapicuiba - Acesso ao Terminal Urbano de ônibus de Carapicuíba.
Estação Jardim Silveira – Integração tarifada com o terminal intermunicipal de ônibus do Jardim Silveira.
Estação Jandira – Integração tarifada com o terminal intermunicipal de ônibus de Jandira.
Estação Itapevi - Integração gratuita com a extensão operacional para Amador Bueno. Cartão Benfácil da Benfica BBTT.
Linha 9-Esmeralda
Estação Osasco - Integração gratuita com a Linha 8- Diamante e com o terminal de ônibus municipal de Osasco (Urubupungá), (Viação Osasco) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Estação Presidente Altino - Integração gratuita com a Linha 8-Diamante.
Estação Pinheiros - Integração gratuita com a Linha 4-Amarela de metrô da ViaQuatro e com o Terminal Pinheiros da SPTrans.
Estação Hebraica–Rebouças - Integração com o ônibus urbano da SPTrans e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
Estação Berrini - Integração com o corredor de ônibus Diadema-Brooklin, da EMTU.
Estação Morumbi - Futura integração com a Linha 17-Ouro de monotrilho da ViaMobilidade Linhas 5 e 17.
Estação Santo Amaro - Integração gratuita com a Linha 5-Lilás de metrô da ViaMobilidade Linhas 5 e 17 e com o Terminal Guido Caloi da SPTrans.
Estação Jurubatuba - Integração com o ônibus urbano da SPTrans.
Estação Grajaú - Integração com o Terminal Grajaú da SPTrans.
Estação Varginha - Em construção. Integração futura com o Terminal Nova Varginha da SPTrans.
7. Qual o horário de funcionamento das Linhas 8 e 9?
O horário de funcionamento das linhas é das 04h à meia-noite, todos os dias.
Trens
1. Quais modelos de trens estão em operação em cada linha?
Atualmente, a frota das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda é diversificada, com trens de 4 e 8 carros, das séries 5400, 7000, 7500 e 8500. A concessionária já encomendou 36 novos trens, que serão fornecidos pela Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável.
Os novos trens serão produzidos na unidade da Alstom, em Taubaté, gerando emprego e renda no Estado de São Paulo, e terão tecnologia avançada, acessibilidade, iluminação em LED, ar-condicionado.
Com design moderno, as novas composições serão mais leves, com menor consumo de energia elétrica, com janelas amplas e portas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros.
Cada trem terá oito carros e capacidade para transportar até 2.500 passageiros.
O primeiro trem será entregue já no segundo ano de concessão, seguindo um cronograma definido no contrato de concessão. Os novos trens fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária.
Para o Cliente/Passageiro
1. Todos os acessos às estações acompanham o horário da operação?
Sim. Todos os acessos das estações acompanham o horário de operação, das 4h à meia-noite.
2. É permitido transportar animais da Linha 9-Esmeralda?
O transporte de animais domésticos de pequeno porte nos trens é permitido conforme Lei Nº 16.930 de 24/01/2019.
Confira as regras:
- O transporte não pode ser feito nos dias úteis, das 6h às 10h e das 16h às 19h, exceto se comprovado
- procedimento cirúrgico agendado
- O animal deve estar em caixa de transporte apropriada: ser à prova de vazamento, não conter líquido,
- alimento e higienizada
- O transporte do animal deverá ocorrer sem incomodar a comodidade e segurança dos demais passageiros
- Proibido o transporte de animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões, formigas, abelhas) ou ferozes
Acessibilidade
1. Como é a acessibilidade para pessoas com deficiência nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos?
O projeto de melhorias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda vai contemplar integralmente as necessidades de acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tanto nas estações como nos trens, ampliando as instalações já existentes.
Todos os colaboradores contratados para trabalhar nas estações passarão por treinamentos específicos para prestar o melhor atendimento às pessoas com deficiência.
2. Todas as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda possuem piso tátil?
Essa readequação está no pacote de investimentos da concessionária.
3. Existem assentos preferenciais nos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda?
Sim, todos os trens possuem assentos com a cor diferenciada para gestantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou com crianças de colo.
5. Os elevadores das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são de uso exclusivo ou preferencial?
Os elevadores são de uso preferencial. Ou seja, na ausência de gestantes, idosos, pessoas com mobilidade reduzida, deficiência ou com crianças de colo, o uso do elevador é livre.
Bicicletas
1. Onde posso deixar minha bicicleta nas estações 8-Diamante e 9-Esmeralda?
Os passageiros podem utilizar o serviço de bicicletário na estação das 4h à meia-noite, diariamente.
Para utilizar os locais, os passageiros devem fazer um cadastro com apresentação de um documento com foto e assinar um termo aceitando as condições de uso em uma estação que possua bicicletário.
Mais informações Central de atendimento: 0800 770 7106 ou pelo Fale Conosco.
Serviços
1. Onde fica o setor de Achados e Perdidos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda?
A ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de São Paulo, oferece um serviço de Achados e Perdidos exclusivo para seus passageiros.
Para facilitar a recuperação de objetos, o setor responsável por organizar e armazenar os bens perdidos pelos passageiros fica na Estação Osasco. Região que pode ser acessada pela Praça Antônio Menck, s/nº (Centro) ou pela Rua Erasmo Braga, s/nº (bairro Bonfim), em Osasco.
Informações Gerais
1. Como solicitar Declaração de Atraso?
Caso algum problema nas linhas cause atraso aos compromissos dos passageiros, é possível solicitar Declaração de Atraso na página Fale Conosco do site.
2. Qual o procedimento para enviar currículo para a ViaMobilidade?
Basta cadastrar o currículo no site.
Publicidade/Espaços Comerciais
1. Como locar espaços ou anunciar nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda?
Para locação de espaços entre em contato por meio do e-mail: comercial.mobilidade@grupoccr.com.br.
E para anúncio, envie e-mail para: mídia.mobilidade@grupoccr.com.br.2. De que forma organizações sociais e artistas podem promover ações nos espaços das linhas 8 e 9 de trens metropolitanos?
O compromisso com a sustentabilidade está baseado no tripé econômico, ambiental e social. O objetivo da ViaMobilidade linha 8 e 9 é desenvolver o seu negócio, preservando o meio ambiente e a qualidade de vida da população de São Paulo. Saiba como participar das ações desenvolvidas pela ViaMobilidade 8 e 9 clicando aqui (anexar o link).
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