Newsletter Setembro
09/10/2023 18:00
Operação 24h durante a primeira edição do The Town
Em setembro, a ViaMobilidade ofereceu um serviço inédito e especial aos passageiros: as viagens em trens expressos e semiexpressos para os fãs do The Town 2023, que aconteceu nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro no Autódromo de Interlagos.
Com a novidade, a concessionária proporcionou o conforto de trens exclusivos e viagens mais rápidas, com hora marcada. O serviço expresso fez viagens diretas até a Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, com embarques nas estações Barueri, da Linha 8-Diamante, e Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda.
Já o semiexpresso teve oito opções de embarque: Barueri, Carapicuíba e Osasco, da Linha 8-Diamante; e Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda. Também operando de forma exclusiva.
Chegada do 4º novo trem
A renovação da frota que irá operar nas linhas 8 e 9 segue avançando com a chegada do quarto novo trem, que faz parte de um lote de 36 unidades adquiridas da fabricante Alstom. Antes de ingressar na operação, a composição passará por uma série de testes que garantem a segurança e o conforto dos passageiros. Os trens da série 8900 fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 4 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão, em um contrato válido por 30 anos.
O primeiro novo trem já está em operação desde o início de junho, enquanto o segundo foi inserido em agosto e o terceiro está em fase final de testes. Cada composição adquirida pela ViaMobilidade conta com oito carros (vagões).
Investimento na capacitação de novos condutores
No mês de setembro, a ViaMobilidade também iniciou o treinamento de 31 novos condutores de trens. A turma terá mais de 600 horas de atividades práticas e teóricas antes de iniciar na operação, além de um curso de eletricidade básica oferecido em parceria com o SENAI.
Após as aulas teóricas, as atividades práticas incluem manobras no pátio e a circulação em vias operacionais. O treinamento é um processo rígido, que inclui avaliações, para garantir o conhecimento aos profissionais que vão comandar os trens das duas linhas, proporcionando conforto e segurança aos passageiros.
Outra novidade é que o moderno simulador de trens, que faz parte do treinamento, agora conta com novos cenários. Os operadores já podem simular uma condução noturna, na chuva e até mesmo manusear virtualmente os AMVs (Aparelhos de Mudança de Via), mecanismos que definem a rota do trem.
Utilizamos cookies para melhorar o desempenho e sua experiência ao utilizar nosso site. Nós procuramos, assim, explicar de forma transparente como, quando e porque utilizamos cookies. Ao acessar o nosso site, você concorda com a política de cookies e privacidade.